sexta-feira, 19 de março de 2010

CARGO: PSICÓLOGO ESCOLAR

PREFEITURA MUNICIPAL DE OTACÍLIO COSTA SC


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PLANO DE CARREIRA

PERFIL: Promover o desenvolvimento intelectual, social e educacional de crianças nas escolas, estabelecendo programas e consultas, efetuando pesquisas, treinando professores e tratando de crianças e jovens com problemas.

Atribuições:

Ao cargo de psicólogo escolar o perfil caracteriza atuações como:

• Agente de mudanças: buscar a mobilização da comunidade escolar com a finalidade de pensar juntos sua realidade, suas reais funções, organização, funcionamento e relações mantidas com outras instituições e estrutura social, bem como questionar as relações e comunicações interpessoais estabelecidas no meio escolar, começando com a organização de equipes multiprofissionais realmente atuantes.

• Participar da elaboração de currículos e programas educacionais: a atuação do psicólogo seria a de questionar juntamente com a equipe técnica pedagógica os fatores culturais, sociais e econômicos de sua comunidade escolar, visando a qualidade de ensino, tanto em relação a satisfação dos profissionais da educação quanto do rendimento e satisfação do aluno, podendo reduzir repetência e evasão escolares, pela motivação adequada e fundamentada em preceitos técnicos científicos bem como sócio-psíquico-pedagógicos reais.

• Supervisionar e acompanhar a execução de programas de reeducação psicopedagógicas: no que se refere às dificuldades de aprendizagem observada nos alunos, ao psicólogo escolar cabe a elucidação das causas, dinâmica e conseqüência psicológica de tais processos, de cunho emocional ou maturacional. Havendo compreensão dos níveis de dificuldade dos alunos em questão, estruturam-se programas de reeducação com a equipe técnica pedagógica onde novamente o psicólogo escolar mediante técnicas e procedimentos próprios da profissão, auxilia os professores no trabalho direto com o aluno e acompanhamento dos mesmos.

- A ação do psicólogo escolar tem em especial a visão do desenvolvimento estrutural do ser humano, compreendendo a influência de variáveis internas e externas que determinam a maturação neuro-psicológica, podendo orientar o processo educativo.

- O psicólogo escolar como agente de mudança avalia entraves interativos, da comunidade escolar, político-pedagógicos, das equipes multiprofissionais e das funções e proposições da instituição educacional, questionando procedimentos e oferecendo propostas de mudanças que visam melhorar as relações no processo ensino-aprendizagem.

- Efetiva participação do psicólogo na elaboração e implantação de currículos educacionais nas escolas torna-o hábil pela sua formação que lhe dá conhecimento dos processos humanos de maturação neuro-psicológica, da inteligência, habilidades psicomotoras, relações afetivas e sociais e mecanismos adaptativos, os quais são elementos presentes na atividade escolar.

- Cabe ao psicólogo escolar reconhecer e avaliar alunos com dificuldade diante das exigências educacionais, utilizando-se de conhecimentos clínicos aplicados diferentemente, conforme a especialidade. Após o parecer completo do aluno, em se verificando comprometimento orgânico ou emocional, encaminhar à especialidades necessárias e, uma vez observadas necessidades psicopedagógicas, em parceria com os demais profissionais da educação, organizar programas que visem o desenvolvimento específico de cada dificuldade detectada.

- Atuar na orientação de pais em situações em que houver necessidade de acompanhamento e encaminhamento do aluno para outros profissionais, como o Psicólogo Clínico, etc.

- Orientação, capacitação e treinamento de professores sobre como trabalhar em sala de aula levando em consideração aspectos educacionais implementando a metodologia de ensino que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento intelectual, social e emocional do aluno.

- Desenvolver orientação vocacional e profissional aplicando sondagem de aptidões a fim de contribuir com a melhor adaptação do aluno no mercado de trabalho e sua conseqüente auto-realização.

- Coordenar grupo operativo com família e equipe de profissionais da Escola.

- Executar oficinas pedagógicas em sala de aula, elaboradas e realizadas em conjunto com professores de acordo com a demanda de cada sala de aula.

- Trabalhar questões da adaptação dos alunos.

- Auxiliar na construção e execução de projetos de ordem multidisciplinar realizados na Escola.

- Atuar como facilitador das relações interpessoais da equipe escolar.

- A função primordial do psicólogo é facilitar as relações interpessoais, observar as necessidades dos alunos e saber como os professores definem o seu trabalho e quais os recursos que usa para desempenhá-los, se estão envolvidos neste trabalho. Prestando atenção nas patologias e nos sofrimento psicológico que permitem compreender os mecanismos que permeiam o fracasso escolar.

- Aplicar conhecimentos psicológicos na escola, concernentes ao processo ensino-aprendizagem, em análises e intervenções psicopedagógicas; referentes ao desenvolvimento humano, às relações interpessoais e à integração família-comunidade-escola, para promover o desenvolvimento integral do ser.

- Analisar as relações entre os diversos segmentos do sistema de ensino e sua repercussão no processo de ensino para auxiliar na elaboração de procedimentos educacionais capazes de atender às necessidades individuais.

- Faz-se necessário conhecer o Projeto Político Pedagógico da Escola e participar da sua atualização.

- Trabalhar junto à equipe pedagógica em espaços semanais ou quinzenais de diálogo com os professores (intervenção mediada) a fim de juntos criar novos significados as situações cotidianas de sala de aula, eliminando a possibilidade de estigmatizar os alunos com dificuldade de aprendizagem.

- Criar espaços de discussão acerca das teorias de aprendizagem em Paradas Pedagógicas, sempre vislumbrando o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e a prática pedagógica.

- Envolver a família, co-responsável no processo de educação de seus filhos e filhas, a fim de que se possa colher dados acerca do outro sistema direto em que participa o aluno é mais que necessário.

- Levantar dados acerca das seguintes questões: autonomia X dependência; limites; autoritarismo X autoridade; relacionamento cognitivo e emocional na família, com o refletir sobre a função da dificuldade de aprendizagem neste momento do ciclo de vida familiar, criando estratégias com pais e cuidadores que possibilitem o sucesso escolar da criança.

- Confrontar família e professor quando necessário, criando um espaço de dialogo franco acerca das dificuldades de todos, não só do aluno, diluindo nos sistemas a “culpa” pelo fracasso escolar.

- Unir pais e professores no processo educacional das crianças em estratégias cognitivas que contem com a participação de ambas as partes.

- Diagnóstico e encaminhamento das crianças com suspeita de dificuldades de aprendizagem para especialistas da área.

- Acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos com dificuldades de aprendizagem.

- Criação de estratégias psicopedagógicas junto à equipe escolar e professores envolvidos.

- Ouvir os professores, suas demandas e fazê-los participar em alguns dos atendimentos com as crianças, repensando novas práticas e novos olhares sobre o aluno que chama de “problema”.

- Participar das reuniões e conselhos de classe, nas quais o psicólogo poderá estabelecer novas maneiras de perceber o processo educacional dos alunos, evitando rótulos, diagnósticos imprecisos e hipóteses únicas e fechadas.

- Criar espaços para escutar as demandas dos sujeitos da escola e pensar maneiras de lidar com situações que são cotidianas.

- Criar formas de reflexão em conjunto com todos os sujeitos (alunos, professores e especialistas) para que se possa trabalhar com suas relações e paradigmas.

- Verificação dos aspectos da escola (relações, cotidiano, organograma, outros), trabalho em equipe (envolvendo reflexão, autocrítica, avaliações,outros) e atividades periféricas (consultoria, pesquisa, abordagens individuais, desenvolvimento organizacional, outras); tendo em vista essencialmente - a eficiência do processo ensino-aprendizagem, a construção de conhecimentos.

Habilitação Profissional: Possuir diploma com graduação em Psicologia com no mínimo 150 horas em disciplinas relacionadas a Psicologia Escolar/Educacional e estágio comprovado na mesma área e ou Graduação em Psicologia com Especialização em Psicologia Escolar/Educacional.

Jornada de Trabalho: 40 horas.

Número de escolas assistidas: 11 (07 Unidade infantil, 04 Ensino Fundamental sendo que uma delas é no interior)

Número de Psicólogos: 02

De acordo com as atribuições do psicólogo escolar que é prevista através do código de ética profissional não seria da função restrita o atendimento clínico, só que em função da criação deste cargo, objetivou em primeiro lugar os atendimentos, onde no município a demanda para atendimentos psicológicos não estava sendo suprida pelos profissionais que atendem via Secretaria Municipal da Saúde e Social. Ainda hoje existe esta dificuldade, haja visto que os psicólogos da educação fazem a parte de avaliação e em alguns casos os atendimentos, pois se houver um encaminhamento para outros locais terá dificuldade em função da fila de espera. Solicitação para ajudar a suprir a demanda, um profissional da área da psicopedagogia.

Metas de trabalho para 2010:

• Avaliação e atendimentos; 20 horas semanais para cada profissional.

• Capacitação para gestores/suportes/secretários;

• Atividades em grupos com professores;

• Orientação e esclarecimento de dúvidas de professores;

• Grupo de capacitação com professor de educação especial;

• Capacitação a Conselheiros Tutelares;

• Atividades relacionadas a Serviços Gerais e Merendeiras;

• Revisão do P.P.P (Projeto Político Pedagógico);

• Análise de Clima Organizacional;

• Foco de trabalho: Trabalhar temas específicos tais como: Dificuldades de aprendizagem; Estatuto da Criança e do Adolescente;

• Orientação a pais, esclarecimento de dúvidas e palestras;

• Trabalho em grupos com alunos de acordo com a necessidade de cada escola, ou por turma;

• Tentativa em participar de conselhos de classes.


Passos para solicitação de avaliação dos psicólogos:

Com relação aos atendimentos, primeiramente se solicita o modelo de triagem com as suportes pedagógicas nas escolas, o professor responde ou a família, depois é encaminhado aos psicólogos que farão o encaminhamento de acordo com a fila de espera.

Com relação a palestra e atividades em grupos comunica diretamente aos psicólogos ou Secretaria Municipal de Educação respeitando sempre o prazo de duas semanas de antecedência.

No decorrer do processo de avaliação poderão ser feitos alguns encaminhamentos como outros profissionais, psicopedagoga, fonoaudióloga, fisioterapeuta, neurologista, etc.

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